Zoom Propaganda

O Telegram deve anunciar na sua próxima atualização o suporte a funções de venda e pagamento de produtos pelo próprio aplicativo. Segundo o site TestingCatalog, a versão beta do mensageiro já está testando a novidade, que pode fechar em uma das próximas atualizações.

Ao que parece, será possível criar adesivos a partir de fotos dos produtos para vendê-los. Esses stickers terão o nome, uma breve descrição e o preço de venda. Logo abaixo, haverá um botão de compra: bastará clicar nesse local para ser direcionado à API de pagamento do Telegram.

Nesta interface, os usuários são solicitados a fornecer detalhes adicionais, como informações de envio, número de telefone ou endereço de e-mail. Depois de preencher tudo, elas são encaminhadas para o bot do comerciante e terão a opção de envio de mercadorias com base no endereço. Quando estiver pronto, os usuários podem inserir as informações do cartão de crédito ou escolher um dos cartões salvos. O Telegram também oferecerá suporte a pagamentos via Apple Pay e Google Pay.

Assim que a transação é concluída, o bot do comerciante enviará uma mensagem-recibo que contém os detalhes do pagamento, juntamente com as informações de envio e entrega. O serviço terá um campo destinado ao oferecimento de gorjetas para o vendedor, uma forma de recompensar o bom atendimento.

Se o produto já estiver cadastrado, bastará escrever @shopbot no campo de mensagens para aparecer uma lista com tudo que estiver disponível para venda. Daí basta selecionar e configurar as informações principais. Por se tratar de uma versão de testes, não se sabe ainda como será feito o cadastro de novos produtos e quem poderá efetuar vendas (se somente os administradores de grupo ou qualquer pessoa).

Para comprar, o interessado deve digitar @merchantbot no campo de mensagens e informar o que procura. O robô pesquisará e trará como resultado uma descrição da mercadoria ou serviço, valor a ser pago, bem como informações de envio. Será possível comercializar produtos que custem entre R$ 5,60 e R$ 56.032,83.

O recurso se chama Telegram Payments e será compatível com a versão beta 7.7.2. Por enquanto, ainda não há previsão de lançamento para o público.

Pagamento via app já existe

Atualmente, o Telegram conta com processamento de transações feito pela Stripe, que autoriza pagamentos com cartão de crédito, boleto e outras formas. A dona do app de mensagens não cobra taxas pelo serviço, mas que elas incidem sobre o serviço da Stripe. O novo bot deve se integrar a essa opção, o que vai garantir que toda a transação ocorra dentro do seu sistema e de forma ainda mais simples.

Recentemente, o WhatsApp, principal concorrente do mensageiro, ganhou autorização do Banco Central para autorizar pagamentos diretamente no app aqui no Brasil. Para funcionar com cartões nacionais, o Telegram também precisará submeter seu sistema de pagamento ao crivo das autoridades brasileiras ou usar algum serviço autorizado integrado à sua plataforma.

Fonte: Testing CatalogTelegram

Outros Cases

× Como podemos te ajudar?